Depoimentos

Flávia Araujo - Formação 2012/2013
Professora de Yoga
Quando decidi fazer mais uma formação em Yoga fiz uma longa pesquisa. Além de bons núcleos e professores também buscava uma metodologia que me identificasse. Foi então que eu tive a satisfação de conhecer o curso ministrado pelo Professor Marcos Aquino. 
 
Todo o curso foi maravilhoso, a cada módulo estava convencida de que tinha feito uma excelente escolha. Logo no inicio pude perceber a forma criteriosa e sistemática a qual as matérias eram apresentadas, numa linguagem descomplicada, leve e desmistificadora, o que dava  condições de absorver os ensinamentos passo-a-passo, com tranquilidade ao passo que fornecia gradativamente a segurança necessária principalmente para aqueles que pretendiam dar aulas.
 
Outro ponto da metodologia que muito me encantou foi a importância dada a segurança e conscientização na execução das técnicas. Contamos com o apoio de uma experiente fisioterapeuta (Suely Machado) que associado ao grande conhecimento do professor Marcos fez despertar desde cedo na nossa turma a compreensão de quanto a prática de yoga deve ser praticada e ensinada com responsabilidade, total segurança e critério, valorizando o interesse em conhecer o perfil dos futuros alunos afim de apresentar-lhes o Yoga da maneira mais adequada e compatível às suas características.
 
Essa abordagem torna o curso com um método fora de qualquer tipo de "engessamento"  o qual permite ao futuro Professor de Yoga, após ter absorvido tão valiosos conhecimentos um grande leque de opções para montar seus programas de aulas com maior liberdade e de acordo com objetivos estabelecidos, mantendo sólidas bases técnica e teórica que foram bastante exercitadas durante todo curso.
 
Como profissional da área há alguns anos para mim foi muito gratificante e enriquecedor fazer a Formação . Sempre valorizei a segurança, o acompanhamento personalizado dos meus alunos mesmo em turmas maiores e os conhecimentos adquiridos nesse curso promoveu ainda mais refinamento ao meu trabalho. Além disso, tive privilegio ter ingressado numa turma super legal. O clima das aulas eram muito harmonioso e fiz excelentes amizades que, com certeza muitas delas, vou levar comigo para sempre.

 

Babi Machado - Formação 2012/2013
Fisioterapeuta / Professora de Yoga

 

 

 

Quando conheci Marcos na Faculdade não sabia nada sobre o yoga mas ele foi devagar falando fazendo algumas dinâmicas  na turma eventualmente.

 

Quando soube da Formação, cheguei a pensar em fazer num primeiro momento mas não priorizei. No ano seguinte depois de ler muito sobre o Yoga resolvi fazer a Formação para praticar e promover mais qualidade de vida para mim sem maiores pretensões . Logo em seguida, fui convidada por Marcos para ministrar as aulas de Anatomia do Prema e fiquei super contente pois é a disciplina que mais gosto de ministrar.

 

Hoje já consigo direcionar as aulas do Yoga para o meu trabalho e também estou praticando muito, tanto no estúdio quanto em casa. Após 2 anos, estou com a saúde excelente, com muito mais equilibrio emocional. Consegui deixar alguns medicamentos de uso contínuo e me sinto muito feliz por fora e por dentro. Tenho muito a agradecer por ter me ajudado a "mudar de vida" para melhor. 

Camila Leal - Formação 2015/2016
Massoterapêuta / Professora de Yoga

 

 

 

Quando via fotos de divulgação do yoga enxergava algo surreal, algo que só pessoas muito flexíveis conseguissem fazer. Era como ver Daiane dos Santos dando milhares de piruetas no ar. Eu pensava: " isso não é para mim, tem que iniciar desde criança, e mesmo assim, ter um corpo adequado para tanto contorcionismo e ter muita força nos braços. Definitivamente, isso não é para mim". Esse era meu pensamento primórdio sobre o yoga.

 

Depois de um tempo descobri amigas que faziam Yoga, e não eram contorcionistas, isso me  despertou o interesse para prática. Então  entrei em uma turma próximo da minha casa mesmo. Não estava muito satisfeita no local, então uma amiga me indicou Marcos Aquino. 

 

Foi aí que conheci Marcos e entrei para as aulas no yogabahia. Primeiro duas vezes por semana, depois quatro vezes por semana. Marcos faz o trabalho dele com tanto amor que isso é transmitido para as aulas e isso me despertou mais o interesse pelo Yoga.

 

Então  surgiu a possibilidade do curso de formação. Minha intenção de fazer o curso era entender mais sobre a filosofia do Yoga. Pelo trabalho que já conhecia de Marcos, já esperava um curso maravilhoso, e ainda assim o curso superou minhas expectativas. A equipe é excelente! Trabalham  com muito carinho, alegria e dedicação. Estão sempre atentos em passar as informações sobre cada tema de forma bem clara; tem o cuidado com o corpo, alertando para posturas arriscadas; convidam professores maravilhosos e renomados. Dá para ver e sentir que o trabalho é passado com muito amor e cuidado para os alunos. 

 

Não tinha planos de me tornar professora de Yoga, mas durante o curso a vontade veio e ficou.

Alice Andrade - Formação 2014/2015
Professora de Yoga

 

 

 

Resolvi fazer o curso de Aprofundamento e Formação em Yoga do Yogabahia depois de um amadurecimento interno e após algumas poucas, mas importantes, experiências como praticante em Yoga.

 

Já havia procurado um curso de formação em outro momento~e em outra escola, mas minha voz interna me alertava que não era o momento e nem o local. Parecia que eu estava esperando surgir o curso do Yogabahia, pois ao decidi fazê-lo, esta mesma voz interna estava em pleno acordo. E o aproveitamento que senti que tive foi muito satisfatório para mim mesma.

 

Toda a estruturação do curso, didática, materiais, foi muito bem elaborado.


Neste curso vi, nas ações, aulas, disponibilidade, o comprometimento e seriedade dos profissionais que realmente estavam ali para nos colocar em contato com os conhecimentos milenares do Yoga dentro de sua essência, sem criar ou alimentar fantasias na mente dos participantes, ou melhor, desmistificando e mesmo nos orientando a termos o bom senso para avaliar o que nos é mostrado/ensinado. Ali fomos apresentados à Yoga para a vida e para todos. Ali compreendemos que o Yoga vem de dentro de cada um, e respeita as condições de cada um, assim como floresce em nossa vida à medida em que nos disponibilizamos a praticá-la, sem precisarmos colocar de lado toda e qualquer crença que possamos ter, já que compreendemos que Yoga não é pratica religiosa. Yoga é postura diante da vida.

Em particular, para mim foi muito especial fazer este curso pois além de adquirir uma bagagem verdadeira e realista sobre esta disciplina milenar à qual sempre tive afinidade, pude conhecer pessoas muito diferentes de mim, e compartilhar com elas nossas pequenas semelhanças, crescendo juntas, agregando valores umas às outras. Pude fazer novas amizades e estreitar as que já existiam. Pude dar prosseguimento com mais confiança no meu processo interno de autodescobrimento, me educando para respeitar a mim mesma, respeitar meus limites sem me acomodar a eles.
O curso de aprofundamento/formação chegou no momento certo em minha vida. E sinto que foi o ponto de partida de uma caminhada que espero que eu siga por toda a eternidade.


Posso dizer que estudar e praticar o Yoga  trouxe de volta a poesia há um bom tempo perdida em minha vida.

Agradeço a Marcos Aquino, idealizador, coordenador, e um grande amigo, por trazer para a comunidade baiana essa oportunidade de crescimento.


E que muitos mais possam aproveitar essa oportunidade.